For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.

Combustível caro? Veja 6 formas de economizar!

Combustível caro? Veja 6 formas de economizar!

Os barris de petróleo aumentam seu valor cada dia mais, e essa ascensão consequentemente chega até as bombas de combustível, o que atinge duramente os nossos bolsos, principalmente se o seu carro for mais “beberrão”. Por isso decidimos dar algumas dicas de como otimizar o gasto de combustível e por fim economizar um bom dinheiro

1- Manutenção Preventiva

Não adianta querer economizar combustível se a manutenção não estiver em dia, então alguns itens são importantes para a economia de combustível, como: as velas, filtro de combustível, filtro de ar do motor, alinhamento dos pneus, óleo e filtro trocados com a regularidade correta, inclusive a calibragem dos pneus. Quando todas essas coisas estão em ordem, o motor tem um funcionamento melhor e isso ocasiona sim o melhor aproveitamento do combustível.

2 – Use a inércia a seu favor

O que mais gasta combustível, é aquilo que exige mais esforço do carro, e o que mais força o automóvel, é o arranque, ou seja, ele iniciar o movimento, quando se está completamente parado. Por isso é importante que se atente ao trânsito, de modo a evitar a parada completa do veículo. Uma dica é: olhe pelo menos 100 metros adiante para reduzir a velocidade gradativamente conforme a necessidade. Por exemplo, está se aproximando de um semáforo fechado? Não freie em cima do carro a frente, desacelere e mantenha o movimento, assim quando o semáforo abrir, você não precisará dar um novo arranque.

3 – Use o “cut-off”

Se o seu carro possui injeção eletrônica, quando você parar de acelerar o consumo de gasolina também irá cessar. Esse sistema é inteligente a ponto de saber que o carro não está “fazendo força” e, dessa maneira, não haverá gasto de gasolina. Nos pontos de descidas íngremes, ao reduzir a velocidade, você irá automaticamente economizar combustível, essa é a tecnologia cut-off.

4 – Passe a marcha!

Manter o carro em marchas baixas, faz com que o carro faça mais esforço e consequentemente mais gasto. Isso não quer dizer que você deva andar sempre na quinta marcha, mas sempre que o motor chegar a 2000 giros, troque de marcha para otimizar o consumo. 

5 – Desligue o ar condicionado

O ar condicionado ligado gasta mais combustível do que desligado, isso não é nenhuma novidade. Porém, caso esteja calor e sua velocidade esteja acima de 100km/h, é aconselhável ligar o ar, porque com a abertura das janelas, a força que o vento faz contra o carro, exige mais do motor, o que gera mais gastos no final. 

6 – Limpe o motor com gasolina aditivada ou etanol

A gasolina aditivada/etanol possui propriedades limpantes do motor e sistema de injeção eletrônica, o que melhora o desempenho dos bicos injetores e diminui a chance de dar sujeira e borra, que aumentam o consumo. Portanto, em carros movidos somente a gasolina, é aconselhável que a cada 3 abastecimentos, faça 1 com gasolina aditivada. E para os carros flex, sugere-se que a cada 3 abastecimentos de gasolina, 1 seja com etanol.

Deixe o seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top
× Fale com nossos vendedores